O que é essa exposição virtual?

Stickers são versões digitais dos famosos adesivos da década de 90, colados por artistas de rua e geralmente feitos em vinil. É uma manifestação de grupos urbanos ligados à cultura pós-moderna. O Museu dos Stickers é um trabalho desenvolvido pelo pesquisador Charles Martins sobre as comunidades virtuais no whats app, coletando essas figuras e transformando-as em acervos de museu.

Na Museologia esse processo é, tecnicamente, chamado de musealização. O que se coloca à disposição são objetos que muitas vezes são mais perecíveis que os objetos físicos, pois os objetos também morrem. Objetos que estão na sua casa, fora de uso, que hoje se encontram como um artefato de memória que te faz voltar no tempo e reproduzir situações afetivas. Trata-se de um experimento sobre o museu virtual como um fenômeno que vai se adaptando diante da velocidade e abundância das informações. Como estes dados vão se acomodando na complexidade até se separarem por completo dos seus invólucros (celulares, computadores, paredes, etc). Os objetos são vetores para acessar a memória. A partir deles também desencadeamos nossa natureza de lembrar, da mesma forma o objeto revela nossa predisposição e necessidade de não sermos esquecidos – um medo da morte. Um desejo que carregamos na memória natural, escondida na solidão do nosso corpo e que há tempos, talvez desde o início, se estendem para as memórias artificiais, o além do solipsismo.

 

Para contribuir com o museu você pode enviar os stickers para o número do whatsapp:  (81)996600035 | pesquisador Charles Martins